BIOQUÍMICA


O medicamento cloranfenicol tem efeito antibiótico por impedir que os ribossomos das bactérias realizem sua função. O efeito imediato desse antibiótico sobre as bactérias sensíveis a ele é inibir a síntese de: 


ADP


ATP


proteínas


lipídios da parede bacteriana


DNA

As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos separando-os do citoplasma. Os seres vivos que são constituídos por estas células são denominados procariotas, compreendendo principalmente as bactérias e algumas algas (cianofíceas e algas azuis) que também são consideradas bactérias. Marque a alternativa que explique o porquê de os vírus não serem incluídos como procariotas e nem eucariotas: 


Por não possuírem carioteca especializada


Por não apresentarem núcleo definido


Por serem parasitas intracelulares obrigatórios


Por apresentarem polirribossomos


Por não serem parasitas intracelulares

A água apresenta propriedades físico-químicas que a coloca em posição de destaque como substância essencial à vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades térmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporização. Esse calor latente refere-se à quantidade de calor que deve ser adicionada a um líquido em seu ponto de ebulição, por unidade de massa, para convertê-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da água é igual a 540 calorias por grama.

A propriedade físico-química mencionada no texto confere à água a capacidade de:


Agir como solvente universal nos tecidos animais e vegetais. 


Transportar os íons de ferro e magnésio nos tecidos vegetais. 


Funcionar como mantenedora do metabolismo nos organismos vivos.


Servir como doador de elétrons no processo de fotossíntese. 


Funcionar como regulador térmico para os organismos vivos. 

A sacarose, conhecida também por açúcar de cana ou açúcar comum, está presente em vários vegetais e, em nível industrial, a sua obtenção é feita principalmente a partir da cana-de-açúcar e da beterraba. É o componente mais importante de doces e é usado para alterar (adoçar) o gosto de bebidas e alimentos. Podemos afirmar que a sacarose: 


é um monossacarídeo formado por duas moléculas de glicose.


é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de frutose.


é um hetersídeo formado por uma molécula de glicose e uma de maltose.


é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de lactose.


é um monossacarídeo formado por uma molécula de glicose e uma de frutose.

As proteínas que constituem o corpo são formadas por 20 tipos de aminoácidos. Este nome surgiu como um termo genérico, atribuído às substâncias compostas pelo grupo amino e o grupo carboxila (ácido carboxílico) em suas estruturas. Além dos grupos amino e carboxílico, os aminoácidos possuem também, em sua estrutura básica, um átomo de hidrogênio e uma cadeia lateral carbônica. Qual a estrutura de uma proteína usada para diferenciá-la: 


O átomo de hidrogênio


Grupo amino e carboxílico


Grupo carboxílico


Grupo amino


Cadeia lateral

Leia as afirmações abaixo e caracterize-as em (V) verdadeiras ou (F) falsas: 

(   ) - Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação enzimática, até se atingir a temperatura ótima. A partir dela, a atividade volta a diminuir, por desnaturação da molécula.

(   ) - Numa reação enzimática não é possível atingir um pH ótimo, onde a distribuição de cargas elétricas da molécula da enzima e, em especial do sítio catalítico, é ideal para a catálise.

(   ) - A inibição competitiva enzimática ocorre quando a molécula do inibidor apresenta estrutura semelhante ao substrato da enzima que se liga para realizar a catálise.

(   ) - Na maioria dos casos, a inibição enzimática não competitiva a substância reage com o grupo funcional no sítio ativo bloqueando o local do substrato, deixando a enzima cataliticamente inativa.

 

 


Todas as alternativas são verdadeiras.


V, F, V e V


V, F, V e F


Todas as alternativas são falsas.


F, V, F e F

Nos animais (crustáceos, isentos e outros artrópodes) e fungos, possui uma função estrutural e atua na formação do exoesqueleto. Já nos vegetais, constitui a parede celular por um carbono polimerizado. Na sequência correta, assinale estes compostos:


Quitina e lipídeos


Quitina e celulose


Queratina e quitina


Proteínas e glicose


Celulose e quitina

São lipídeos derivados de um composto denominado esfingosina que, juntamente com os fosfolipídios, constituem a membrana plasmática dos seres vivos.  Assinale a afirmativa correta. 


Esfingolipídeos


Glicerol


Carboidratos estruturais


Ácidos graxos


Bainha de mielina

Povos de antigas civilizações, no Egito e na Mesopotâmia, já produziam o vinho e a cerveja aproveitando-se da ação dos microrganismos da fermentação alcoólica.

A indústria farmacêutica produz a penicilina extraída de várias espécies de Penicillium, que são mantidos em grandes recipientes de cultura. Esses dois casos ilustram bem o uso de produtos obtidos da manipulação de seres vivos; um milenar e outro atual. Quem são esses seres? Responda a alternativa correta. 


Vírus e fungos pluricelares


Fungos


Algas fermentantes


Vírus


Bactérias deteriorantes

Sabemos que o carbono é um importante constituinte da matéria orgânica. No ciclo desse elemento, o gás carbônico é fixado pelos organismos fotossintetizantes e adquirido pelos animais por intermédio:


do processo de nutrição.


do processo de respiração.


do processo de decomposição.


do processo de excreção.


Páginas: 12345678